segunda-feira, 14 de março de 2011

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO - MA

HISTORIA DA CIDADE 


O lugar em que está instalada a sede do município foi descoberto em 1894 por José Tibúrcio Feio, que lá se fixou com sua família à beira de uma lagoa que passaria a ser conhecida como Lagoa do Zé Feio. Com água em abundância e terras bastante férteis, o povoado fundado pelo pioneiro cresceu rapidamente, em especial a partir de 1932, com a chegada de famílias nordestinas. Em 1940, pelo Decreto-Lei municipal Nº 15, de 20 de janeiro desse ano, passou à condição de distrito do município de Colinas, com denominação de Pucumã, que conservou quando de sua elevação à categoria de vila em 1947. A 24 de setembro de 1952, pela Lei Nº 756, tornou-se cidade e sede do município de São Domingos do Maranhão, com territórios desmembrados de Colinas e Presidente Dutra. Seu primeiro prefeito (nomeado) foi Aluízio Brandão. 


CULTURA


O carnaval de São Domingos do Maranhão é bastante conhecido por sua agitação jovial e ultimamente tem recebido grandes investimentos por parte da administração municipal, fortalecendo e tornando mais belo o principal evento cultural da cidade. As festas Juninas também seguem o mesmo ritmo, com o objetivo de divulgar a nossa cultura e de permitir a todos os sandominguenses que conheçam e apreciem um pouco da riqueza cultura maranhense, existe o interesse de apresentar cada vez mais grupos folclóricos de nossa região como o Cacuriá de dona teté, entre outros.


LAZER 


A conhecida Lagoa do Zé Feio, local da cidade onde nos ultimos anos houve uma elevada valorização, expandindo, assim, a área central da cidade, é hoje referência de lazer na cidade, rodeada de bares e restaurantes.


ECONOMIA 


A economia da cidade é baseada no comércio e na agricultura - conhecida como "terra do abacaxi", por seu grande índice de exportação para o Piauí e Ceará.





0 comentários:

Postar um comentário